DÚVIDAS FREQUENTES 

Como faço para enviar um currículo para a Aspen Pharma?

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Cadastre o seu currículo e boa sorte!

A Aspen Pharma possui algum programa de suporte ao paciente que conceda descontos em medicamentos?

Neste momento, a Aspen Pharma não possui programa de suporte ao paciente com este benefício. Pode existir variação de preço de acordo com o ponto de venda.

Os produtos do portfólio da Aspen Pharma são testados em animais e/ou possuem algum componente de origem animal?

Informamos que o portfólio da Aspen Pharma é constituído de medicamentos em quase toda sua totalidade. Dado isto, ressaltamos que todos os medicamentos devem ser submetidos a ensaios não clínicos, como por exemplo, testes de toxicidade, antes de serem submetidos a testes em humanos (ensaios clínicos), de acordo com legislação vigente. Somente após essas etapas os medicamentos são submetidos à aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que possam ir para o mercado. Portanto, medicamentos, de forma geral, são testados em animais.

Temos ainda alguns medicamentos os quais contém lactose, gelatina e outros ingredientes de fonte animal. Deste modo, esclarecemos que os produtos comercializados pela Aspen Pharma, de modo geral, não são veganos.

Os comprimidos podem ser partidos ou macerados?

Em geral, a Aspen Pharma não recomenda a partição do comprimido, mesmo quando sulcados. A partição ou a maceração do comprimido pode afetar a posologia do medicamento e causar impacto ao resultado esperado, por não ser possível garantir ao paciente a administração da dosagem necessária para um tratamento eficaz.

Medicamentos com agente citotóxico ativo merecem atenção. Os citotóxicos só podem ser manipulados por profissionais equipados para tal manuseio devido ao risco de toxicidade ao contato com o agente.

Orientamos que converse com o profissional da saúde que o assiste para que ele preste as devidas orientações sobre que conduta seguir.

O paciente pode receber amostras grátis diretamente da empresa Aspen Pharma?

As amostras grátis de medicamentos somente podem ser distribuídas pelas empresas farmacêuticas aos profissionais prescritores (médicos e dentistas), exclusivamente em ambulatórios, hospitais, consultórios médicos e odontológicos.
Os prescritores podem realizar a entrega das amostras grátis a qualquer paciente, após avaliação da necessidade e prescrição médica ou odontológica.

Ref.: RDC nº 60/2009, Art. 3º e Decreto nº 79.094/1977, Art. 17

Onde posso descartar medicamentos que não farei mais uso ou estão vencidos?

Esclarecemos que não existe legislação de âmbito nacional sobre o tema.

A Aspen Pharma não recomenda o descarte de medicamento no lixo comum ou no esgoto doméstico, pois pode haver contaminação do meio ambiente, além dos riscos a pessoas que eventualmente possam ter contato com o produto descartado.

As caixas de papel, assim como as bulas, não têm contato direto com o medicamento. Portanto, não são tóxicas ao meio ambiente e podem ser descartadas no lixo reciclável. Mas é importante que os medicamentos sejam mantidos em suas embalagens originais, também chamadas de embalagens primárias (cartelas de comprimido, frascos, tubos de cremes ou pomadas, por exemplo), no momento do descarte nos postos de coleta. Estes não devem ser descartados juntamente com o lixo orgânico, devido aos danos que podem causar ao meio ambiente.

Com relação aos materiais cortantes, eles devem ser guardados dentro de embalagens resistentes, como latas e plástico, para eliminar o risco de acidentes e só devem ser descartados nos postos de coleta. Lembramos que os medicamentos, enquanto utilizados e dentro de seu prazo de validade, devem ser armazenados em suas caixas (embalagens secundárias).

O consumidor pode verificar os postos de coleta (farmácias, drogarias, supermercados e Unidades Básicas de Saúde – UBS) disponíveis em seu município através de sites como:
www.ecycle.com.br e www.descarteconsciente.com.br.

Como posso confirmar a autenticidade de um medicamento?

Dicas para evitar a aquisição de produtos suspeitos:

• Adquira medicamentos somente de locais regularizados;
• Verifique a condição do selo de segurança presente na aba do cartucho dos produtos e nos lacres de segurança e/ou vedação, precisam estar íntegros sem qualquer sinal de violação;
• No cartucho do produto existe um espaço com um indicador e uma orientação para que o consumidor raspe o local com uma moeda. Ao raspar, ficará visível a marca de segurança composta pela palavra qualidade e a logo da empresa;
• Suspeite de mudanças no formato e aspecto – tamanho ou cor das cápsulas, por exemplo. Em caso de medicamentos líquidos, fique atento ao cheiro, cor e sabor;
• Verifique se há alteração no tipo de letra e no texto da embalagem ou da bula. Fique alerta para os erros de português;
• Os cartuchos precisam conter algumas informações como o número de registro do produto na Anvisa (13 dígitos acompanhados da sigla MS), lote, data de fabricação e validade do produto e dados de contato do SAC da empresa.

Caso tenha dúvidas quanto a autenticidade do seu produto, faça contato com o SAC da Aspen Pharma para esclarecimentos.

Qual a diferença entre medicamento referência, genérico e similar?

• Referência – É um produto inovador, registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente por ocasião do registro, conforme a definição do inciso XXII, artigo 3º, da Lei n. 6.360, de 1976 (com redação dada pela Lei nº 9.787 de 10 de fevereiro de 1999).

• Genérico – É aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência podendo, com este, ser intercambiável. A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico, é assegurada por testes de equivalência terapêutica, que incluem comparação in vitro, através dos estudos de equivalência farmacêutica e in vivo, com os estudos de bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os medicamentos genéricos podem ser identificados pela tarja amarela na qual se lê “Medicamento Genérico”. Além disso, deve constar na embalagem a frase “Medicamento Genérico Lei nº 9.787/99”. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

• Similar – É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

REF.: Anvisa – Conceitos e Definições

Como posso saber se um medicamento é de referência?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza a relação destes produtos em sua página.
A lista pode ser acessada através do link.

Por que as possíveis reações ao utilizar o medicamento não estão relacionadas no cartucho do produto?

As reações adversas estão descritas no conteúdo da bula do medicamento, onde o paciente também pode encontrar a frequência com que estas reações foram observadas.

Caso queira consultar a bula de um medicamento antes de sua aquisição, sugerimos que acesse o bulário disponível no site da Anvisa, mas lembramos que as reações descritas foram observadas durante testes realizados em determinado grupo de pacientes no processo anterior a comercialização do produto e/ou após a comercialização, identificados através da avaliação dos relatos de evento adversos que recebemos. Isso não significa que todos os pacientes serão acometidos das reações, dependerá do organismo do paciente e, também, do impacto de diversos outros fatores.

No cartucho do produto estão presentes as informações obrigatórias pela regulamentação vigente.

Posso utilizar produto fitoterápico concomitantemente ao medicamento que uso para tratamento sem risco?

Os fitoterápicos são medicamentos alopáticos (medicamentos de ação química), possuindo compostos químicos que podem interagir com outros medicamentos ou alimentos ou exames laboratoriais.

Sugerimos que consulte o médico que o assiste para que possa ter a adequada avaliação sobre seu tratamento.

Certa drogaria pratica um preço de venda abusivo para determinado produto do portfólio Aspen Pharma, como posso denunciá-la?

Esclarecemos que o órgão regulador e fiscalizador é a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), orientamos que a denúncia seja realizada diretamente ao órgão através do e-mail cmed@anvisa.gov.br, como ele mesmo recomenda.

Ressaltamos que nossa política comercial recomenda a qualificação de todos os clientes que solicitam realizar cadastro conosco para efetuar compra de nossos produtos diretamente com a empresa. Sendo devidamente aprovado, garante que o fluxo de comercialização ocorra de maneira idônea, responsável e suportada pelos valores da Aspen Pharma.

Como faço para enviar um projeto social para Aspen?

Temos no nosso DNA a solidariedade, e por esse motivo, ao longo do ano, realizamos diversas ações de apoio a instituições em todo o Brasil. Se você deseja enviar um projeto para nossa análise, Clique aqui.

Por que os medicamentos ficam em falta no mercado?

Muitos podem ser os motivos da falta de um determinado medicamento no mercado. Listamos alguns motivos que podem impactar a distribuição de algum medicamento, são eles:

• Questões logísticas: Aumento da demanda e problema na importação;
• Parque fabril: Mudança no local de fabricação ou de alguma etapa de fabricação para outro lugar. Vale ressaltar que a necessidade de alteração do local de fabricação de um medicamento é um processo bastante complexo, que demanda a aquisição de equipamentos, importação de matérias-primas, além da realização de uma série de estudos para posterior submissão e aprovação das Autoridades Sanitárias. Devido a essa complexidade, um cronograma inicial é estabelecido e uma previsão de retorno de comercialização é indicada, porém esta previsão pode ser alterada a medida que algum atraso, alheio a nossa vontade, ocorra;
• Processo de fabricação: Alterações no processo de fabricação por decisão do fabricante ou por exigência sanitária. Exemplos: troca de máquinas, mudança de fornecedor de matéria prima, alteração de embalagem etc;
• Princípio ativo: Dificuldade para se obter a matéria prima no mercado.

Como posso saber se determinado produto está em falta?

Para saber quais produtos estão temporariamente sem abastecimento,
clique aqui. Caso o produto do seu interesse não esteja na relação, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor.

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